MENU

A arte “invade” o Sesi e auxilia no processo de ensino e aprendizagem

20200427111833_5ea6e9b9c371e.jpg
20200427111833_5ea6e9b9dcee1.jpg
20200427111833_5ea6e9b9e702e.jpg

Para quem pensa que lugar de arte é só no teatro, engana-se! A sua função transcende a de apenas formar artistas para atuar nos palcos, e vai além, pois a atividade lúdica é também capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, sem fugir do âmbito escolar. O pátio da escola do Centro de Educação do Ensino Fundamental e Médio do SESI Jair Meneguelli, localizado em Aracaju, é um grande exemplo nesse quesito, pois lá está concentrada a produção artística dos alunos da instituição escolar. 

 

 

As atividades propostas pela atriz e professora licenciada em Teatro, Patrícia Brunet, são desenvolvidas dentro de contextos culturais específicos e importantes para a ampliação do repertório histórico, artístico e cultural dos alunos. Uma das exposições presentes na área da escola é composta por telas egípcias, pintadas pelos alunos das turmas de 1º ano, dentro do conteúdo “Arte no Egito”, eles aproveitaram a temática abordada em sala de aula e finalizaram o processo de aprendizagem com a técnica de pintura em tela.

 

 

Outra arte que ilustra o pátio da escola são as máscaras africanas pintadas em telhas e produzidas pelos alunos dos 2º anos. “Eles aprenderam que as máscaras sempre foram protagonistas da arte africana. A crença de que possuíam determinadas virtudes mágicas transformou-as no centro das pesquisas que trabalhamos durante as aulas. Para os africanos, a máscara era capaz de absorver forças espirituais benéficas para a comunidade: na cura de doenças, em rituais fúnebres, cerimônias de casamentos e nascimentos”, explica a professora.

 

 

Além dos talentos que são despertados e descobertos durante as atividades para as exposições, há também a possibilidade de apresentar os dotes artísticos e aprimorar a prática da escrita através da poesia. O SESI promoveu este ano, no início do mês de outubro, a primeira etapa do Concurso de Poesia Falada, que está em sua XVIII edição, onde os alunos têm a oportunidade de escrever e declamar seus poemas autorais. A segunda etapa do concurso, cujo tema é “Valorizando a Poesia: Quando os versos salvam vidas”, ocorrerá no auditório da unidade do SESI, no dia 1º de novembro, com o envolvimento dos alunos do ensino médio e fundamental.

O SESI utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.