Alunos de Projeto de judô apoiado pelo SESI comemoram Dia das Crianças


A criança tira os sapatos, arruma-os delicadamente, organizados a beira do tatame, e entra no espaço designado para o aprendizado das artes marciais. O sensei, o instrutor do judô, Cabo Fiaes, chama a atenção do garoto. “Lembre-se bem que sempre que entrar no dojô, você deve reverenciar a imagem de Jigoru Kano”, disse o professor. O aluno volta, faz a reverência e senta-se no solo a espera do início da aula. Jigoru Kano é o precursor do judô no mundo ainda no século XIX. Essa é só mais uma das inúmeras formas de disciplina e respeito que se vê na prática dessa arte marcial. E na última quarta-feira, 10, a turma de 46 alunos do projeto “A escola vai ao Batalhão de Choque”, uma parceria da Polícia Militar de Sergipe com o Serviço Social da Indústria (SESI), comemorou o Dia das Crianças.
O projeto “A escola vai ao Batalhão de Choque” já é realizado há 7 anos e as aulas acontecem nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizado no Bairro América, em Aracaju. Para comemorar essa data especial, os instrutores elaboraram uma aula mais descontraída, com a prática de sumô e outras brincadeiras para fazer a turma relaxar e se divertir. Sempre com o respeito as regras e entre todos os participantes. Ainda houve o sorteio de 11 cestas básicas, além de lanche para os 46 alunos que estavam presentes.
Recentemente, dois participantes foram medalhistas em um importante evento realizado em Maceió. Os judocas, Dayanne Santos e Lucas Fiaes, ambos estudantes da Rede SESI de Educação, conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente e representaram de forma brilhante o Projeto e o estado de Sergipe.
Essa ação, que tem a coordenação do Cabo Élvio Marcelo, leva crianças e adolescentes à prática do judô e já teve diversas conquistas até em âmbito internacional. Além disso, reforça o papel de cidadania da força policial, além de integrar valores como disciplina, respeito, companheirismo, alem das habilidades marciais que formam um cidadão.