Cozinha Brasil inova e inclui cursos voltados para crianças e no combate a doenças como diabetes e h


A primeira turma concluiu o curso e os participantes receberam o certificado de conclusão
Além da nova identidade e dos cursos de Educação Alimentar e Agente Multiplicador, o Programa SESI Cozinha Brasil, está com uma programação inovadora que inclui duas outras modalidades de curso: o curso Turminha Cozinha Brasil que pretende atender crianças e adolescentes de 4 a 15 anos de idade; e o curso Cozinha Brasil Com Sabor de Saúde que irá difundir o combate e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, obesidade e dislipidemia como o alto teor de colesterol no sangue.
Desde a semana passada, a unidade móvel do Programa está na cidade de Arauá, onde já foram capacitadas cerca de 70 pessoas entre moradores, agentes de saúde e merendeiras da rede municipal de educação. Os alunos aprendem sobre o aproveitamento integral dos alimentos e de como preparar diversas receitas incluindo cascas, talos e ramas dos alimentos. Além disso, durante as aulas teóricas os alunos também recebem orientações sobre higiene pessoal, métodos de limpeza e manuseio de utensílios e métodos ideais de armazenamento da comida, sem a perda de nutrientes.
Esta semana, o público-alvo será crianças e adolescentes participantes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Pró-Jovem. A expectativa é que mais de 80 crianças e adolescentes participem do curso Turminha Cozinha Brasil que terá uma linguagem e apresentação totalmente voltada para interter e chamar a atenção através de um aprendizado lúdico e interativo. No município, o Programa conta com o apoio da Prefeitura Muncipal de Arauá e segue até a próxima quinta-feira (17).
Segundo a supervisora do Cozinha Brasil em Sergipe, Juliana Souza, o objetivo do curso para o público infantil é conscientizar sobre a necessidade do alimento para o crescimento, a saúde e as demais atividades de recreação nessa fase. “Vamos orientá-los sobre a importância de uma alimentação equilibrada, variada e colorida para o adequado aporte de nutrientes e incentivá-los a refletir sobre uma escolha alimentar mais saudável”. De acordo com a coordenadora, o curso abrange uma metodologia simples e de fácil entendimento, com a realização de gincanas, preparação de receitas e degustações.
Além de transformar o que normalmente é jogado fora em pratos novos e nutritivos, os educadores ensinam a reciclar sobras, transformando-as em adubo orgânico. Esses conhecimentos podem ajudar na redução dos gastos das famílias e diminuir também o impacto ambiental causado por resíduos orgânicos. Em nove anos, o programa já percorreu quase dois mil municípios do país. Mais de um milhão de pessoas participaram das aulas de educação alimentar e aprenderam a transformar cascas, talos, folhas e sementes em pratos saborosos e ricos em nutrientes.
Para saber mais sobre o Programa SESI Cozinha Brasil entre em contato através dos telefones 3226-7531/7520.
* Com informações do Conselho Nacional do SESI