O SESI Centro de Educação do Ensino Fundamental e Médio do SESI “Jair Meneguelli” promoveu no dia 21 de maio a Feira de Talentos, uma ação voltada à inclusão escolar, focando na importância de um ambiente educacional que acolha a todos. A atividade foi iniciada com a palestra da psicóloga, que reforçou a necessidade de práticas inclusivas para garantir que todos os alunos, independente de suas condições, possam participar plenamente da vida escolar.
Durante o evento, foi explicada a simbologia da faixa que representa a inclusão, especialmente no contexto do autismo, destacando a diversidade do Transtorno Espectro Autista (TEA). A mãe de Miguel Davi, Morgana Mayara, inspetora da unidade, compartilhou sua experiência e enfatizou que “inclusão não é favor, é direito”. Ela também abordou como se referir a pessoas autistas de forma adequada, evidenciando que um ambiente deve estar preparado para todos, pois “se um ambiente não está pronto para receber a todos (as), esse lugar é deficiente”.
Questionada sobre a importância de compartilhar sua vivência, Morgana destacou a relevância de educar os jovens sobre inclusão, para que se tornem futuros profissionais inclusivos. Ela frisou que eventos de conscientização são necessários, mas insuficientes se limitados a um único dia. Além disso, enfatizou: “Dentro da escola é onde está a diversidade. Então se os alunos aprenderem a viver em um mundo diverso, o futuro vai ser um lugar mais harmonioso. É o que vale dentro da escola.”
Considerando que é na escola que acontecem os primeiros contatos com a diversidade, o evento também contou com diversas apresentações como peças teatrais, exposição de cartazes e cartilha confeccionadas pelas turmas. Outros temas importantes, como bullying e intolerância racial foram debatidos, uma forma de quebrar os paradigmas ainda presentes na sociedade, buscando mais empatia e equidade. Pois, é no dia-dia escolar que se aprende a conviver e respeitar as diferentes formas de existir no mundo, valorizando capacidades e potencialidades, por um ambiente mais justo e acolhedor para todas as pessoas.
A direção do SESI CEFEM “Jair Meneguelli" concluiu o evento afirmando que: “A ideia de trabalhar a temática começou por entender que a inclusão começa dentro da gente, que nós precisamos estar sensíveis e atentos aos alunos laudados que precisam ser incluídos em nossa rotina, para além de estrutura física e pedagógica, a inclusão começa a partir do entendimento de que todos nós merecemos estar em grupo, estar em equipe e estar incluídos.”
Com a consciência de que a verdadeira inclusão começa dentro de cada um de nós, a ação foi o ponta pé inicial para promoção da cultura inclusiva para toda comunidade escolar. Incutindo em todos os participantes o respeito às particularidades de cada um e que o mais importante é acolher e incluir todas as pessoas.