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SÉRIE ESPECIAL: 70 ANOS

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TECNOLOGIA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA NA

 

APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA


 

    A utilização das tecnologias dentro do contexto educacional é de múltiplas possibilidades. O que antes era apenas uma ferramenta do "fazer", transformou-se em subsídio para os estudos das diversas áreas do conhecimento. 

 

   Da educação infantil à graduação, existe atualmente uma grande preocupação de proporcionar ao aluno atividades atrativas que, aliadas ao conteúdo pedagógico de cada disciplina, auxiliem efetivamente no aprendizado. Os estudantes de hoje aprendem com muita facilidade e rapidez, mas se cansam facilmente das práticas repetitivas do ensino diário. 

 

    Mas o que fazer para reverter este quadro? Ao pensarmos sobre o cotidiano destas crianças e adolescentes, sabemos que o que eles mais apreciam é fazer uso da tecnologia, seja por meio de celulares, tablets, PCs ou videogames. Eles anseiam sempre por novidades, e é por isso que o uso da tecnologia em sala de aula desperta o interesse dos alunos.

 

   ‘’Considerando que as práticas pedagógicas devem ser relacionadas ao contexto sociocultural para promover aprendizado, a utilização de tecnologias educacionais é fundamental: desenvolve protagonismo estudantil; interação entre teoria e prática; senso de colaboratividade e atualização. A tecnologia na sala de aula é mais que ferramenta, torna-se a aliada do conhecimento’’, explica Lygia Santos, diretora do SESI-CEFEM "Jair Meneguelli".

 

    O aprendizado com a Robótica, por exemplo, promove o desenvolvimento de habilidades resultando em domínio dos recursos com a melhor aplicação dos conteúdos conceituais das áreas do conhecimento, por isso, se tornou uma ferramenta presente no universo escolar e tem estimulado cada vez mais os alunos. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, entre outros.

 

    Ao trabalhar com a Robótica na Educação é possível explorar as diversas aptidões dos alunos e prepará-los para um possível mercado de trabalho, onde atualmente, entre os mais variados requisitos na hora da escolha, estão a criatividade e competências para enfrentar desafios e procurar soluções de problemas.

 

    "Enquanto jovens, somos "dependentes de recursos tecnológicos". Aprender com o uso deles, diminui a pressão do volume de conteúdo das disciplinas. É muito interessante o uso de programação nas aulas de Robótica e Games. Conseguir fazer funcionar chega a ser algo divertido. A gente aprende, brincando’’, destaca a jovem Nayla Sahra de 16 anos, aluna do 2° ano do ensino médio do SESI

 

   Nas escolas do SESI Sergipe, por exemplo, a tecnologia educacional adentra o universo da sala de aula, desde o contexto da relação para pesquisa e interação, até em laboratórios de Games, Robótica e Portais EAD. Em se tratando de Robótica Pedagógica, o Ensino Fundamental a utiliza na transversalidade como suporte ao conhecimento teórico. Já o Ensino Médio SESI dispõe em seu currículo a disciplina Oficina Tecnológica - Prática de Programação. Além do composto curricular da Robótica, as demais disciplinas do Ensino Médio contam com outras ferramentas, a exemplo do GEEKIE, que é uma plataforma de estudo, que mede o desempenho do estudante nas diversas áreas e orienta à melhoria nos aspectos em defasagem.

 

    “Os estudantes em equipes de trabalho desenvolvem múltiplas habilidades para que as tarefas programadas sejam executadas com êxito e, quando não alcançam o sucesso programado eles têm a oportunidade de aprender com a revisão do check list e remontagem. Nas turmas de Educação Infantil e fundamental, a Robótica entra em estudo como transversalidade em aulas das diversas disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas”, enfatiza a diretora Lygia Santos.

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