SESI promove Concurso de Poesia


“Violência contra Mulher, uma Intolerância Social” é o tema da 17ª edição do Concurso de Poesia Falada promovido pela Rede SESI de Educação. A primeira etapa foi realizada no último dia 10. O concurso contará ainda com uma 2ª fase que ocorrerá no dia 14 de outubro.
Explorando temas embasados no contexto sócio-político do país através de atividades lúdicas, a escola assume a função social e pedagógica de contribuir para o processo de aprendizagem, ajudando assim, na formação do cidadão.
A temática do Concurso é uma ação de mobilização e conscientização junto à campanha nacional "Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra as mulheres”, a qual tem o objetivo de despertar a mulher para reagir e denunciar, além de envolver e sensibilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra as mulheres.
Violência contra mulher
De acordo com o levantamento do “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil”, a partir de dados tirados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 2013 4,762 mil mulheres foram assassinadas no país. O que corresponde a uma taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), em comparação com 82 países, o Brasil tem a 5º maior taxa, atrás apenas de El Salvador (8,9 homicídios para cada 100 mil mulheres em 2012), Colômbia (6,3 em 2011), Guatemala (6,2 em 2012) e Rússia (5,3 em 2011). Ainda segundo a OMS 35% das mulheres no mundo já sofreram violência. Todos esses dados demonstram que a violência contra mulher é um problema de saúde mundial.
Entre os estados mais perigosos para as mulheres, Sergipe ocupa 20º lugar com a taxa de 5,1 homicídios para cada 100 mil, dado de 2013, que se comparado a 2003, cuja taxa foi de 3,9, apresentou um crescimento significativo. Registrando um aumento de 43,5% nos homicídios femininos entre 2003 e 2013. Assim sendo, discutir e expor o tema da violência contra mulher nas escolas é de fundamental importância e pode contribuir para diminuir as taxas dessa triste realidade nas gerações futuras.