Setor industrial apoia campanha em benefício da saúde e segurança do trabalhador

Com o objetivo de promover conscientização em prol da saúde e segurança do trabalhador, foi criado no Brasil há 4 anos o movimento “Abril Verde”, visando estimular a prevenção de acidentes de trabalho, através dos treinamentos específicos e da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva (EPI/EPC), além do cuidado com as doenças ocupacionais, provocadas também pela má execução das atividades.
Abril é um mês oportuno para o fortalecimento do debate, pois ao dia 07 é atribuída a comemoração do Dia Mundial da Saúde e no dia 28 do mesmo mês é celebrado o Dia Internacional em Memória às vítimas de acidentes de trabalho. A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) entende que a iniciativa é fundamental para o setor, pois reflete na redução do número desses impactos que prejudicam tanto os empregados, quanto empregadores.
Os esforços das entidades do Sistema Indústria para enfatizar a importância do tema, podem ser representados através das ações desenvolvidas pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que atua na oferta de serviços de consultoria e inteligência para auxiliar na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), bem como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que desenvolve cursos técnicos na área.
A preocupação do setor industrial com o fortalecimento da mão de obra e a manutenção da competitividade das empresas pode ser retratada nos dados levantados entre 2007 e 2016, pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (MF), que apontam uma queda de mais de 25% no número de acidentes por 10 mil profissionais. Ainda há muito o que melhorar, mas a relevância dada ao tema já representa avanços significativos que podem mudar o cenário do Brasil nesse sentido.